LIMÃO: benefícios, receitas e como usar para emagrecer

O limão é muito popular e pode ser consumido em doces, salgados, em bebidas e há até mesmo quem goste de consumi-lo puro. A nutróloga Paula Flecher afirma que existem cerca de 100 espécies de limão ao redor do mundo, mas no Brasil, temos 4 que se destacam entre os mais consumidos.

Tipo de limão

-Taiti: “É o menos ácido e o mais encontrado no país. Para identificá-lo no mercado é fácil, a casca é fina e é aquele que tem poucas sementes, com formato mais arredondado. Por ser bastante suculento, é ideal para limonadas e drinks como a caipirinha”, afirma Paula.

-Cravo: Também conhecido como limão caipira ou limão rosa, a nutróloga afirma que ele tem sabor e aroma bem característicos. A casca é alaranjada e tem nervuras. É boa opção para marinar carnes e temperar saladas.

-Galego: “É aquele limão menor, com a casca mais fina e verde clara, de formato bem arredondado. Mas não se engane pelo tamanho, apesar de pequeno é bem suculento. A acidez não é muito forte, o que torna esse tipo indicado para uma variedade grande de receitas como sorvetes, molhos, temperos, drinques, doces e sucos. Foi muito usado na verdadeira caipirinha de cachaça, mas pela sua falta acabou sendo substituído pelo Taiti”, explica a nutróloga.

-Siciliano: Pode ser conhecido como limão eureka ou limão lisboa. “É o tipo mais antigo do mundo, sua casca é amarelada e bem grossa e possui formato mais alongado. Ele não é muito suculento como os outros, e seu sabor é bem ácido, o que faz dele matéria prima ideal para molhos e para saborizar pratos cheios de personalidade como risotos”, diz Paula.

Valores Nutricionais

Os tipos se diferem mais pela acidez e sabor. Nutricionalmente não há grandes diferenças entre eles, conforme tabela abaixo:

Benefícios do limão

Segundo a nutróloga, todos esses tipos contém limoneno, uma substância com propriedades cancerígenas, o que torna o consumo do limão benéfico à saúde. Confira todos os outros benefícios do consumo do limão:

-Auxilia na digestão: A nutricionista Thayana Kirchhoff explica que o suco de limão tem estrutura similar aos ácidos do estômago, o tornando capaz de estimular o organismo na produção de enzimas digestivas, além de estimular a produção de bile, fluido produzido pelo fígado responsável pela digestão de gorduras.

-Melhora a aparência da pele: A nutricionista Thayana explica que devido a grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. Ela recomenda a ingestão diária de um copo de água com limão para uma pele mais viçosa.

-Reduz riscos de câncer esofágico: “Quem sofre de refluxo gastroesofágico aumenta o risco de câncer esofágico devido à irritação crônica da mucosa. Neste sentido, ao controlarmos a alimentação, mantendo sempre uma boa digestão diminui as chances de a doença progredir para um câncer. Como o limão ajuda na digestão, podemos dizer que seu uso na prevenção de problemas de esôfago é importante”, explica Thayana.

-Melhora o humor: De acordo com a nutricionista, o intestino em equilíbrio favorece a produção de vários neurotransmissores que melhoram o humor. Então, é importante consumir alimentos que contribuem para bom funcionamento de todo o trato gastrointestinal. O limão ajuda a eliminar toxinas do organismo, melhora o funcionamento do fígado e estimula a boa digestão, fazendo com que todo o trato gastrointestinal trabalhe em harmonia. Havendo esse equilíbrio, é possível produzir serotonina adequadamente que junto a outros alimentos fontes de triptofano são capazes de melhorar o humor. O limão é uma peça chave para a saúde intestinal.

-Ameniza a ansiedade: Com o intestino em equilíbrio, a serotonina é produzida em boa quantidade, o que consequentemente ajuda a diminuir a ansiedade. “Também precisamos de alguns nutrientes chaves que acalmam o sistema nervoso como por exemplo o magnésio. O limão, além de auxiliar no equilíbrio intestinal e produção de serotonina, também possui os minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Portanto, esta combinação é perfeita para acalmar os nervos”, complementa a Thayana.

-Diminui sintomas de doenças respiratórias: A nutróloga Paula Flecher afirma que indivíduos que consomem vitamina C, têm 70% menos chance de contrair doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, do que aqueles que não o fazem. Além disso, em um estudo publicado na Revista The Lancet, baixas doses de vitamina C, em torno de 60 mg/dia, podem ser eficazes para a melhoria dos sintomas de infecções virais agudas do trato respiratório.

-É um anti inflamatório natural: “Os principais nutrientes do limão são vitamina C, ácido cítrico, diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Tanto a vitamina C quanto a vitamina B5 encontradas no limão tem importantes propriedades anti-inflamatórias” exemplifica Paula.

Previne o mau hálito: A nutróloga afirma que algumas gotas de limão são capazes de estimular as glândulas salivares a produzirem mais saliva, mantendo a mucosa bucal lubrificada e reduzindo a halitose.

-Acelera o processo de cicatrização do corpo: “O limão é rico em vitamina C, nutriente extremamente importante na cicatrização dos tecidos, especialmente na regeneração do colágeno da pele. Além disso, a vitamina C é o mais importante antioxidante do corpo e seu consumo evita o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce”, informa Paula.

-Efeito anticancerígeno: “O limão contém 22 compostos diferentes com ação anticancerígena, incluindo o limoneno, um óleo que retarda ou paralisa o crescimento de tumores em animais, e glicosídeos de flavonol que param a divisão celular em células cancerosas”, afirma nutróloga Tamara Mazaracki.

-Alivia dores de dente e na gengiva: “Já que a inflamação aumenta a dor no organismo, todo alimento anti inflamatório tem a capacidade de amenizar a dor. O limão possui propriedades que combatem as bactérias e que agem como antissépticas, o que permite aliviar a inflamação e, assim, diminuir as dores no dente e na gengiva em pouco tempo”, esclarece Thayana.

-Previne o envelhecimento precoce: A nutricionista afirma que o consumo do limão além de estimular o colágeno, possui substâncias antioxidantes que melhoram a imunidade e prolongam a vida da célula. “Sabemos que o excesso de radicais livre gera doenças e morte celular, portanto, podemos afirmar que o consumo regular de limão auxilia na longevidade celular e previne o envelhecimento precoce se o indivíduo também adotar bons hábitos alimentares no geral. Mas não adianta por exemplo, tomar limão regularmente, ser sedentário e se entupir de açúcar. Um alimento sozinho não é capaz de fazer milagres no organismo”, ressalta.

-Melhora absorção do ferro: Thayana explica que o consumo do limão também é eficaz para auxiliar na absorção do ferro, isso acontece devido ao alto teor de vitamina C presente no limão.

-Auxilia na prevenção de cálculos: Tamara explica que o ácido cítrico presente no suco de limão ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins. Além disso, é eficaz para diluir e eliminar o ácido úrico, o cristal causador da gota.

-Pode auxiliar no controle da pressão arterial: De acordo com o nutricionista Carlos Cristovão, o limão contém potássio que ajuda a melhorar a contração e isso melhora a circulação sanguínea. Mas Carlos alerta “Temos que tomar alguns cuidados, não podemos generalizar o uso desse alimento porque ele pode acabar sendo prejudicial à saúde por causa do excesso. Se a pessoa tem problema nos rins ou refluxo, por exemplo, isso já é descartado, não é interessante. Então tem que ter bom senso”.

O limão ajuda a emagrecer?

A nutricionista Thayana explica que o ácido cítrico do limão tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras. Melhorando o metabolismo das gorduras e diminuindo a síntese de colesterol e de triglicérides, isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso.

Já a nutróloga Tamara afirma que a naringenina, um flavonoide encontrado em cítricos, apresentou grande potencial para prevenção da obesidade e da síndrome metabólica de acordo com um estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado na revista Diabetes, da American Diabetes Association.

O estudo feito com camundongos mostrou que os animais que tiveram a alimentação enriquecida com naringenina apresentaram melhora dos níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como uma redução da resistência à insulina e o metabolismo da glicose normalizado, um dos fatores que influencia diretamente o emagrecimento. Não houve restrição calórica e nem de gordura administrada às cobaias. Dois grupos de camundongos foram alimentados da mesma maneira, mas somente um deles teve o flavonoide adicionado à alimentação e este grupo não desenvolveu obesidade e outras disfunções metabólicas.

Receitas

4 receitas que utilizam limão como protagonista - Foto: Irina Meliukh / Shutterstock

O limão pode ser inserido na alimentação de diversas maneiras diferentes. Aqui você pode conferir 4 receitas, doces e salgadas, que têm o limão como protagonista e que são super fáceis e contam com poucas calorias.

Mitos sobre o limão

Todo mundo tem aquela receitinha caseira, passada de geração em geração, que utiliza o limão para outros meios que não seja alimentação. Mas, algumas delas não são de fato eficazes e ainda podem causar danos à quem a realiza.

-Passar limão nas axilas: A prática é realizada com o intuito de evitar que estas fiquem com mau cheiro. Este método é utilizado com o intuito de tornar o pH das axilas mais ácido e interferir na replicação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro. Porém, Paula Flecher afirma que o método não é eficaz e ainda pode causar manchas na pele.

-Usar limão para diminuir manchas na pele: Esse é bastante comum, em especial quando se trata do rosto com manchas causadas por acne. De acordo com a nutricionista, a prática é muito perigosa podendo manchar ainda mais a pele se exposta ao sol e até desencadear problemas mais sérios como queimaduras.

-Congelar o limão: Este processo é feito como meio de potencialização de seus efeitos no organismo. Até então a recomendação era congelar o limão, com casca e tudo, e após o seu congelamento passá-lo pelo ralador para facilitar seu consumo. O resultado prometido é o tratamento de tumores, diabetes e a redução de peso. Porém, Carlos Cristovão garante que a congelar o limão não funciona e pode até fazer com que seu potencial seja reduzido. O único benefício encontrado no limão até então é a sua durabilidade prolongada.

Consumo e armazenamento

Não é somente a polpa do limão que é apropriada para o consumo, as folhas do limão também são recomendadas e contam com ótimos benefícios. ?Pode ser utilizada para fazer chá e a folha também pode ser usada seca. A folha seca, pode ser guardada, pois ela não estraga. O chá é cítrico e ele tem uma quantidade de óleos essenciais, que são benéficos para o organismo. A folha de limão ajuda em problemas gástricos, como gases e aumenta a imunidade a doenças. É bom pro sangue porque ela tem antioxidantes e um efeito antiinflamatório que ajuda na irritação dos pulmões, então é aconselhado usar para quem tem problemas através de vias respiratórias?, explica Carlos.

Segundo o nutricionista, o chá é muito simples de preparar “basta colocar água e algumas folhas de limão, uma média de 200 ou 300ml de água fervente, tampar e deixar abafar. Aquele vapor que fica em cima da tampa é um óleo essencial. O ideal é deixá-lo cair de volta no chá, assim você pode tomá-lo sem adoçar, que seria o ideal, ou até mesmo adoçar com mel”.

Além das folhas, a casca do limão também é indicada para o consumo e é possível colocá-la em qualquer receita, geralmente consumidos em raspas. “Se puder dar preferência aos orgânicos é melhor, pois é mais saudável porque não tem química. Se não conseguir um alimento orgânico, o ideal hoje é higienizar antes do consumo, lavar os limões com água e sabão, fazendo uso de uma escova e deixar ele em média uns 15 minutos de molho na água com hipoclorito ou usar para cada 1L de água, uma colher de água sanitária e deixar o alimento imerso por 15 minutos. Depois, é só lavar bem de novo, para poder fazer o uso dessa casca”, recomenda Carlos.

Assim como as folhas, a casca do limão também pode ser utilizada no preparo de chás e garante um aroma fresco e agradável. Além disso, o nutricionista afirma que a casca do limão tem diversos minerais, como ferro, cobre, magnésio, cálcio, zinco, vitaminas, carboidratos, gordura, lipídios e até proteína. “Ela também possui fibras que são importantes, tanto para a flora intestinal, quanto para constipação. Quando estamos com o intestino preso, acabamos usando como forma de ajudar o organismo a trabalhar melhor”, recomenda.

As recomendações de armazenamento são simples. Carlos propõe que seja um local limpo e seco, onde não tenha nenhum tipo de umidade para que o limão dure mais à medida que ela vá amadurecendo. Outra boa solução do nutricionista é guardar na geladeira, pois assim ele pode durar um pouco mais. “Mas é o mesmo caso, ele deve ser guardado seco. Vale lembrar que se guardarmos o limão a 15 graus, a durabilidade dele será de aproximadamente 4 meses, e isso é resfriamento, deixando-o guardado dentro da geladeira, não do freezer”, explica Carlos.

 

Fonte: Minha Vida


CLIQUE NO BOTÃO LARANJA E VEJA MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HIIT2O

Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade