Se tornar vegetariano emagrece?

Aderir a uma alimentação vegetariana com o intuito de perder peso não é uma boa ideia, garantem especialistas em nutrição. “A dieta vegetariana não tem nenhuma relação com o emagrecimento. Para ser vegetariano, é preciso acreditar no conceito como um todo, mesmo porque deixar de comer carne não emagrece”, afirma a nutricionista Ligia Henriques. Para que o ponteiro da balança baixe, não existe segredo: a alimentação deve ser balanceada e o consumo de calorias controlado.

A dieta vegetariana é caracterizada por baixos níveis de gorduras saturadas e proteínas animais, e altos níveis de carboidratos, fibras e antioxidantes, como as vitaminas C e E.

“Subentende-se que quem a segue tem por hábito ingerir alimentos cozidos, grelhados ou assados, muitas hortaliças e frutas, e poucos industrializados e frituras”, diz a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Salete Brito.

Mas isso não significa que esse tipo de alimentação não engorde. “Se a pessoa ingerir mais calorias do que necessita, pode ganhar quilos”, alerta Salete. Além disso, explica o médico endocrinologista Fillipo Pedrinola, “é frequente vegetarianos estarem acima do peso porque a dieta puramente vegetariana muitas vezes não supre a quantidade necessária de proteínas, a menos que seja bem orientada”.

Por terem um poder de saciedade muito grande, as proteínas contribuem para o controle do apetite. De acordo com Pedrinola, a falta desse nutriente pode sinalizar para a parte do cérebro responsável pela fome que deve compensar a deficiência aumentando o consumo de carboidratos.

“Esses carboidratos, principalmente aqueles de alto índice glicêmico ou refinados (pão branco, açúcar, batata, massas e tortas) levam ao ganho de peso, se ingeridos em excesso”, completa.

 

Apesar disso, quem, por ideal e não por outras motivações, elimina as carnes do cardápio também pode ter uma alimentação equilibrada e emagrecer.

A afirmação vale para todos os vegetarianos, sejam eles lactovegetarianos (a pessoa ingere apenas derivados de leite como fonte de proteína animal), ovolactovegetarianos (a pessoa ingere além de leites e derivados, também ovo) ou vegans (vegetariano estrito, que não ingere nenhum alimento derivado de animal).

Para substituir a sensação de saciedade da proteína, a chamada fibra solúvel deve entrar em cena. A substância está presente em frutas (banana, maçã com casca, laranja com a parte branca), legumes (cenoura, mandioquinha, batata yacum, mandioca) e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha).

Fonte: Minha Vida


CLIQUE NO BOTÃO LARANJA E VEJA MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HIIT2O

Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade